Por Bruna Calazans
Em entrevista ao M&P no primeiro dia do Camaforró 2023, o vice-prefeito de Camaçari, José Tude, lembrou que o tradicional festejo junino neste formato iniciou na sua gestão como prefeito do município e comemorou o retorno após três anos consecutivos sem sua realização, reflexo da pandemia da Covid -19, no início de 2020.
“É uma emoção grande, fico todo arrepiado quando falo isso, porque o Camaforró foi uma decisão que tomamos anos atrás, quando eu era prefeito de Camaçari, para fazer festas organizadas. O Camaforró inicialmente não era aqui, foi lá na Av. Comercial e depois nós fizemos aqui a implantação do Espaço 2000 e trouxemos para cá. E hoje me sinto feliz, realizado, porque nosso prefeito Elinaldo está mantendo essa tradição. Infelizmente a pandemia nos deixou praticamente três anos sem o nosso Camaforró, mas agora estamos vendo o retorno das comidas típicas, do licor, do milho, do amendoim e do forró que está tocando ali no Carramanchão”, disse.
O vice-prefeito destacou a tradição, com o espaço da Vila da Cultura, que conta com ampla programação, com opções para todas as idades, concurso de quadrilhas juninas e espaços diversificados, além da diversidade de atrações locais. “Temos ali a Vila da Cultura, que também tem uma tradição grande. E vai abrir aqui a Orquestra Caraípa, orquestra nossa, de Camaçari. Desejo a todos sucesso e pedindo a São Pedro que nos ajude nesses quatro dias”, concluiu.