Por Bruna Calazans
Em entrevista exclusiva ao Mercado e Política, Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP), falou sobre os desafios e avanços nos cinco primeiros meses de gestão à frente da pasta. Werner revelou que nesse período, entre as ações de enfrentamento ao crime organizado, mais de 5 toneladas de drogas foram apreendidas em todo o estado e mais de 400 mil pés de maconha em operações de erradicação.
“A gente vem trabalhando muito fortemente em algumas diretrizes, do crime organizado, com o uso da tecnologia e inteligência a favor das operações. Ao longo desse ano, com as operações, já conseguimos apreender mais de 5 toneladas de drogas, mais de 1.500 armas, alcançamos mais de 30 lideranças das diversas facções. Temos em média cerca de 30 pessoas presas diariamente em razão dessas operações pela Polícia Militar e Civil. Trabalhamos muito também em operação de erradicação de droga, já foram mais de 400 mil pés de maconha dentro do nosso estado.”, detalhou ao M&P.
Werner destacou o foco da gestão para o aumento e qualificação do efetivo, com quatro concursos em andamento, contemplando as polícias Militar, Civil e Técnica, além de bombeiros militares. “Ao final desse ano e início do próximo, imaginamos aí mais 4.500 profissionais, reforçando o corpo da segurança pública”, explicou.
Com a tecnologia de videomonitoramento, através do reconhecimento facial, já foram 838 prisões registradas, 260 só neste ano. Na parte de modernização da estrutura física, o gestor comemorou a entrega de 30 novas sedes dentro do projeto de reforma e melhoria, que ao final vai contemplar cerca de 500 unidades. O secretário reforçou ainda o papel da sociedade, que pode contribuir com o trabalho da SSP através do disque 181, ferramenta da SSP.
“Temos trabalhado com integração também, da Segurança Pública com os municípios, com as Casas Legislativas, meios de comunicação e sociedade. Tivemos um grande êxito nas festas de largo e já estamos com um planejamento muito para o São João. São muitos projetos que ainda vamos dar andamento e que vão melhorar mais a nossa segurança pública”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Veja também: Em entrevista ao M&P, Marcelo Werner destaca ações para garantir segurança no Centro Histórico de Salvador