O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou indicações, sugerindo que os chefes do executivo municipal e estadual enviem projetos de lei com o objetivo de criar um auxílio financeiro, com valor mínimo de R$ 400, para estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede básica.
“A necessidade de se conciliar as demandas do trabalho como estudo, que por muitas vezes se torna difícil pelo cansaço de um dia de trabalho e ter que estudar a noite, assim como os próprios custos para manutenção da dinâmica de frequência às aulas são apontados como problemas fundamentais para a evasão”, avaliou o deputado.
Hilton acrescenta um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2018 a apontou que a Bahia, entre todos os estados do Nordeste, “é o que tem o maior número de alunos que abandonam escola antes de concluir o ensino médio”, quadro que se agravou com a pandemia causada pelo coronavírus.
Entretanto, a evasão escolar é um dos grandes desafios para os estudantes da EJA. Uma das estratégias adotadas para permanência é a adoção de programa de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições de ensino.
Por Redação