Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Elinaldo Araújo (União) assinou o Decreto de Regulamentação da Zona Azul e da autorização para a licitação. As assinaturas ocorreram durante coletiva de imprensa para apresentação do novo sistema de transporte do município, “Vai, Camaçari”.
O sistema de estacionamento rotativo “Zona Azul” é adotado nas ruas e avenidas de todo país. As vagas são sinalizadas e demarcadas pelo órgão de trânsito de cada cidade e o estacionamento tem regras específicas dependendo da região, dia e horário. A Zona Azul em Camaçari foi criada em 1994, alterada em 2010 e regulamentada através do decreto de número 7.864 de 12 de abril.
Durante sua apresentação, o diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, destacou que o principal objetivo é trazer organização para a cidade. “O primeiro objetivo da Zona Azul é organizar a cidade. Você vai pagar três reais, vai resolver sua vida e ter a rotatividade”, disse.
A regulamentação visa ainda promover a rotatividade no estacionamento e o financiamento do sistema de transporte coletivo, através de apoio ao Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT), que receberá cerca de 15% da receita. O Projeto de Lei para criação do FMTT será encaminhado para a Câmara de Vereadores para votação.
Bruna Calazans | Redação MercadoEPolítica