Por Bruna Calazans
O secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, presente na abertura oficial do Camaforró 2023, afirmou ao Mercado & Política que aposta nesta edição, acreditando ser uma das melhores na garantia de saldo positivo na economia do município.
“Estamos voltando em um momento muito bom. A avaliação é de que esse Camaforró vai ser um dos melhores da história de Camaçari na geração de emprego e renda, principalmente para o microempresário. Uma festa desse tamanho, lançada oficialmente dia 12, na Praça Abrantes, mas dez dias antes já tinha forró em Camaçari. E está movimentando os bairros mais distantes, a orla, que tem uma influência fortíssima no empreendedor que cuida da beleza, do corte de cabelo, do pessoal que vende o picolé, a pipoca, a cerveja, isso fortalece a economia. E o pessoal consegue fazer nesse período uma guia, que vai dar mais três meses no sustento da casa”, afirmou.
De acordo com a prefeitura de Camaçari, o Espaço 2000 abrigará, durante os quatro dias de festa, mais de 200 barracas, comercializando alimentos e bebidas. Os trabalhadores informais foram previamente cadastrados e capacitados para melhor atendimento, manuseio dos alimentos, além de receberem orientações sobre lucros. “Foram orientados como devem se comportar, como devem fazer o asseio com o alimento, a questão do uso do fogão com gás, etc”, acrescentou Waldy.
Além dos impactos diretos, o titular da pasta acredita ainda nos retornos positivos para o comércio local. A expectativa é de um aumento de 6 a 10% de vendas.
Leia também: mercadoepolitica.com/elinaldo-sucessor-camaforro/