Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiar o compromisso internacional, por orientação média, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), embarcou para Pequim na noite desta quarta-feira (29), mantendo a agenda na China, com propostas de investimentos na Bahia e perspectiva de firmar acordos com empresas chinesas. A chegada está prevista para esta sexta-feira (31).
Nos encontros de autoridades políticas e empresariais previstos, o governador pretende tratar de projetos em áreas como energia renovável, infraestrutura, indústria automotiva e tecnologia. A grande expectativa está no avanço das negociações para a instalação da montadora chinesa BYD no município de Camaçari, garantindo assim a retomada da produção no parque automotivo da antiga fábrica Ford, com atividades encerradas há dois anos. A BYD, que é uma montadora de veículos elétricos, chegou ao Brasil em 2015 com uma fábrica de ônibus elétricos na cidade de Campinas, em São Paulo, sendo também responsável pela obra do VLT em Salvador.
Os secretários Ângelo Almeida (Desenvolvimento Econômico – SDE) e André Joazeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti), além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães, acompanham o governador na viagem que deve durar entre 10 e 12 dias, com visitas que incluem outras setes cidades chinesas, além de Pequim. Nesse período, o estado estará sob o comando do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Redação MercadoEPolítica | Bruna Calazans