Unigel é pioneira no uso do CO2 para tratamento de efluentes no Polo Industrial

Unigel é pioneira no uso do CO2 para tratamento de efluentes no Polo Industrial

A fábrica de fertilizantes nitrogenados da Unigel é a primeira empresa do Polo de Camaçari a utilizar CO2 (dióxido de carbono) para tratamento de efluentes de forma permanente. Com a iniciativa, a empresa substitui matrizes poluentes e de difícil manuseio como ácido sulfúrico e anuncia o potencial de usar quatro mil toneladas de dióxido de carbono ao ano, evitando que o gás seja lançado na atmosfera. O pioneirismo faz parte das ações para descarbonização da companhia, que vai inaugurar, no final deste ano, a primeira fábrica do Brasil de Hidrogênio Verde e Amônia Verde, também no Polo.

Segundo a Unigel, para implantar essa nova alternativa para tratamento de efluentes utilizando CO2, não houve a necessidade de investimentos financeiros, somente ajustes de processo com agregação de valor, com foco no viés de sustentabilidade. A implementação só foi possível graças à sinergia de diversos departamentos da companhia em torno de uma nova solução.

“Formamos um time multidisciplinar com o objetivo de tratar os efluentes das operações de forma mais inteligente e sustentável e o CO2 se mostrou como um ótimo ativo. Agora trabalharemos na expansão dessa solução para as demais operações da Unigel, bem como, compartilhar com as demais indústrias do Polo de Camaçari, criando assim uma rede de descarbonização para nós e o mercado”, afirma Deiviti Caetano, gerente executivo industrial da empresa.

Sobre a Unigel

Presente no dia a dia das pessoas, o Grupo Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, está implementando a primeira iniciativa para produção e distribuição de hidrogênio e amônia verde do Brasil. Com investimento de U?120 milhões, a nova fábrica no Polo Industrial de Camaçari será a maior do mundo quando inaugurada no fim de 2023.

Por Redação

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários