Por Redação
A senadora Ana Paula Lobato (PSB), suplente do Ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu ao Conselho Monetário Nacional (CMN), nesta sexta-feira (26), a exoneração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A solicitação fala em comprovação do “recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição” por parte do presidente do BC. Segundo Ana Paula, Campos Neto não cumpre os pressupostos previstos na Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia da instituição de “assegurar a estabilidade de preços e, sem prejuízo deste, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.
Em uma postagem no seu perfil do Twitter, a senadora disse que “Campos Neto sabota o Brasil” e comunicou a oficialização do pedido. “Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter injustificadamente as taxas de juros, comprometendo a economia do país”, escreveu Lobato.
O governo Lula cobra a saída de Campos Neto do Banco Central em busca da queda da Selic desde o início do novo mandato. Na última quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano pela sétima vez seguida. O órgão ignorou as pressões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não indicou uma redução da taxa na próxima reunião, em agosto de 2023.
Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter INJUSTIFICADAMENTE as taxas de juros, comprometendo a economia do país. É fundamental ajustar nossa política monetária. Conto com o apoio dos colegas senadores. Campos Neto sabota o Brasil.