O concurso Sefaz BA foi novamente autorizado. Como anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante transmissão do Papo Correria, o aval foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 12.
Ao todo, a Secretaria da Fazenda da Bahia oferecerá 49 vagas para agente de tributos estaduais, com ingresso em 2022. A carreira possui o nível superior em qualquer área como requisito. Os ganhos atuais, no entanto, ainda não foram informados.
A seleção da Sefaz BA é aguardada desde agosto de 2019, quando foi autorizada pelo governador. Na época, o aval foi para 20 vagas, quantitativo menor que o anunciado nesta semana.
Segundo o governo, a medida integra as diretrizes da administração baiana para aprimorar a gestão financeira estadual.
Neste mesmo sentido, o Governo da Bahia concluiu este ano a nomeação dos candidatos aprovados no concurso Sefaz BA para auditor fiscal. Ao todo, foram três nomeações: 25 candidatos em setembro de 2020, 20 em janeiro e 26 em maio de 2021.
Categoria expõe déficit de 1.182 agentes
O edital do concurso Sefaz BA ficará para 2022, segundo o governo. Em meio a uma nova previsão por parte do estado, o Sindicato dos Servidores da Fazenda da Bahia (Sindsefaz) expôs, no início deste ano, o déficit da pasta, que já chega a 1.182 cargos vagos.
Segundo o sindicato, há 30 anos, a Sefaz convocava 367 servidores selecionados no concurso de 1987. Ao longo destas três décadas, não foram realizadas novas seleções para a carreira.
Nesse período, o número de agentes de tributos estaduais alcançou 1.885 servidores. Em dezembro de 2020, no entanto, eram apenas 703 na Sefaz BA.