Sedap inicia entrega de sementes e adubos para agricultores de Camaçari

Agricultura Familiar de Camaçari
Os organizadores destacam que 600 produtores serão beneficiados nesta nova edição (Foto: Adeilson Carvalho)

Centenas de agricultores, oriundos de mais de 20 localidades da zona rural de Camaçari, estiveram na Casa do Trabalho, na manhã desta terça-feira (14/3), onde aconteceu o início da entrega dos insumos agrícolas disponibilizados pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), através do Programa Integrado de Distribuição de Equipamentos e Suprimentos (Pides). Os organizadores destacam que 600 produtores serão beneficiados nesta nova edição.

Incentivar a produção agrícola e a geração de emprego e renda estão entre os objetivos da ação, que está em seu segundo ano pelo Pides. Porém, o titular da Sedap, Antonio Falcão, lembrou que a distribuição de sementes e adubos aconteceu com recursos próprios da pasta, durante cinco anos. “O orçamento que chegou com o programa, que antes era pouco mais de R$ 1 milhão e hoje ultrapassa os R$ 3 milhões, é resultado do reconhecimento do trabalho do prefeito Elinaldo, para que Camaçari também seja reconhecida como cidade agrícola, e isto já está acontecendo”, explicou.

Ao todo, 6,5 toneladas (t) de sementes, entre feijão, milho e amendoim, além de 100 t de adubos serão distribuídas para os agricultores, que como o casal Eva de Souza, de 54 anos, e seu esposo Genivaldo Braz, de 57, moradores do Canto dos Pássaros, em Barra do Jacuípe, terão uma produção bem maior. “Isso vai ajudar muito a nossa produção, principalmente o adubo, porque a nossa terra não é muito fértil. Mas com o preparo certo, acreditamos que vai produzir mais e melhor”, comentou a agricultora, que pega os insumos pela primeira vez.

Eva de Souza e seu esposo, Genivaldo Braz, foram beneficiados pela ação.

Recebendo os recursos pela quarta vez consecutiva, a produtora rural Joice Oliveira, de 26 anos, mora com os pais, também agricultores, em Tiririca, na região de Barra do Pojuca. Ela, que quando não trabalha no cultivo da terra atua como cabeleireira, aproveitou a oportunidade para fazer duas coisas ao mesmo tempo: atualizar o cadastro e retirar os produtos. “Por causa da distância, de onde moro para cá, preferi fazer tudo no mesmo dia”. A agricultora afirmou que toda produção tem um destino certo, e explicou, “vendemos na feirinha de Barra do Pojuca e para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos].

Os agricultores que não conseguirem chegar à Casa do Trabalho até as 12h desta terça-feira, para retirar seus produtos, deverão recebê-los nas associações de moradores, localizadas nas comunidades onde residem, na próxima quinta-feira (16/3), quando equipes da Sedap farão o trabalho de distribuição itinerante.

Também participaram da iniciativa os gestores das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo; do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira; do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; além do ouvidor-geral do município, José Paulo Bezerra (Zé do Pão).

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários