O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou nesta semana uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de startups em estágio inicial. O lançamento da Sebrae Startups, que tem como objetivo criar a maior rede de empresas de inovação da América Latina, aconteceu durante o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do país.
O investimento na plataforma será de R$ 312 milhões, segundo o Sebrae. A entidade informa a existência de cerca de 20.000 startups em solo brasileiro. Mais da metade desse número deve ser beneficiada com a novidade. Em 2022, foram 7.777 negócios do ramo impactados pelas ações de incentivo. O alvo da plataforma é ajudar aquelas empresas ainda em fase inicial de ideação e acompanhar todo o crescimento da companhia.
“Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país como nenhuma outra entidade, então há muito para contribuir. O empreendedorismo, em especial na área da inovação, é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Uma das ideias para implementar o Sebrae Startups é aproveitar o que deu certo no nível regional de fomento e colocar em prática na política nacional de desenvolvimento das empresas. Outra proposta é ajudar a descentralizar as startups do Sudeste e Sul. Segundo levantamento do Sebrae, 74% das empresas atendidas pela entidade estavam concentradas nas duas regiões em 2022.
Empresas interessadas em entrar no Sebrae Startups podem se inscrever nesta página. Basta fornecer os dados necessários e criar uma conta.
Por Redação