O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou nesta terça-feira (11) que o ‘Voa Brasil’ deve ser iniciado no mês de agosto. O programa, que prevê passagens aéreas a R$ 200, será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com França, o objetivo é viabilizar a venda de passagens na baixa temporada, contemplando estudantes do Fies, funcionários públicos, aposentados e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
“É mais um arranjo de oportunidades das empresas privadas do que um programa público. E é sem subsídio. Em agosto vamos iniciar com as 3 [companhias]. Já acertamos com elas, agora faltam as concessionárias de aeroportos”, disse o ministro.
Entre as companhias anunciadas estão a Gol, Azul e Latam, que reforçaram o apoio à medida para democratizar o acesso da população ao meio de transporte. Com o programa, a expectativa é que as empresas tenham cerca de 5 milhões de novos passageiros no segundo semestre. Os beneficiados poderão comprar até duas passagens por ano, no valor de R$ 200 cada, com direito a um acompanhante e pagamento em até 12 parcelas pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.
Redação