Prefeitura e Sebrae dão início à 2ª turma de formação pelo Empretec

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), dá início, a partir desta segunda-feira (31/7), a mais uma turma do seminário Empretec, para formação de 30 micro e pequenos empresários do município. O programa intensivo de capacitação profissional é oferecido gratuitamente, por meio do convênio de cooperação técnica firmado entre a gestão municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com inscrições abertas desde maio passado, cerca de 300 candidatos se registraram para participar do encontro de formação. O secretário da Sedec, Waldy Freitas, explicou que “este grande número de inscritos se dá pela importância deste evento, que é uma oportunidade que a Prefeitura e o Sebrae oferecem. A medida visa ajudar aqueles que têm iniciativa para o empreendedorismo, a desenvolverem seus negócios”.

Waldy também pontuou, que Camaçari é o único município baiano que oferece a capacitação totalmente gratuita, e explicou, “através da parceria que temos com o Sebrae, os custos ficam divididos entre a entidade e a administração pública, sem custo nenhum para o empreendedor”, comentou o secretário, ao lembrar que para aqueles que não conseguiram ingressar nesta turma, que uma nova edição está prevista, ainda para este ano.

Juliana Arruda, uma das responsáveis por ministrar as aulas durante os seis dias de seminário, exaltou a forte presença feminina na nova turma, que tem participação de apenas quatro homens. “Hoje as mulheres predominam, e isso tem ficado cada vez mais corriqueiro, em se tratando de busca por conhecimento. Cada vez mais, elas têm assumido o protagonismo, e nos negócios não é diferente, o que explica o porquê do público feminino estar se tornando uma alavanca no desenvolvimento da economia local, tanto no âmbito da informalidade quanto na formalidade”.

Sobre o número expressivo de inscrições, desde a primeira edição, que aconteceu em março deste ano, a facilitadora comentou ainda, “não por acaso, o Empretec é o melhor seminário de desenvolvimento comportamental do mundo, e o empreendedor de Camaçari já entendeu isto”. Destacando como ponto alto do seminário, “o momento deles se confrontarem na realidade do ideal”, justificou, que “é muito comum, o empresário, ou potencial empresário chegar aqui achando que sabe as metas, planeja, busca informações, mas quando se confronta com o que acha que tem, e com o que de fato demonstra, isso gera um choque de realidade”

Com vontade de crescer como empreendedora e disposta a colocar em prática tudo que aprender no seminário, a moradora de Vila de Abrantes, Geovana Ornellas, produz salgados nas horas vagas, e vende para festas e pequenos eventos. “Há vários anos trabalho no ramo de produção de salgados, mas nunca tive um impulso para meu negócio. Esse momento de aprendizado vai me ajudar a quebrar todos os tabus, e chegar muito mais longe. Quando você quer empreender, encontra pela frente vários obstáculos, e através deste momento, eu espero superar todas as dificuldades e crescer como empreendedora”, comentou a quituteira.

Muito conhecido na localidade de Jauá como “Manoel do Tombo”, Manoel Souza trabalha com vendas de petiscos e restaurante há mais de 34 anos. Com o sonho de poder gerar emprego na sua comunidade, explicou que “estou aqui para aprender mais, pois a vida é um eterno aprendizado. Já emprego cinco pessoas em meu quiosque na praça de Jauá, mas sei que posso ajudar muito mais pessoas.” O empreendedor se declarou privilegiado, por ter sido selecionado entre 300 candidatos inscritos, e justificou, “todos passamos por uma entrevista, na qual eu falei a verdade, com toda minha naturalidade, e acredito que o desejo de empregar pessoas foi fator importante para estar entre os 30 que estão aqui”.

A 2ª edição de 2023 do seminário Empretec acontece até sábado (5/8), no auditório do Camaçari Plaza Hotel. O início da inscrição para participar da 3ª turma, prevista para novembro, será divulgada, posteriormente, no portal de notícias da Prefeitura de Camaçari, e através das redes sociais oficiais.

0 0 votos
Article Rating
CapacitaçãoempretecsebraeSedec
Comentários (0)
Adicionar comentário