A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza, entre os dias 9 e 31 de janeiro de 2023, o Projeto Escola de Verão (PEV) 2023, iniciativa que oportuniza recomposição das aprendizagens para grupos prioritários de estudantes da rede, garantindo equidade e promoção de justiça educacional.
De forma inovadora, estudantes que cursaram o 4º e 8º ano em 2022 terão seu tempo-espaço escolar ampliado para desenvolverem ainda mais os seus saberes. De acordo com a Seduc, serão 11 polos de atendimento, acolhendo 63 unidades escolares. Este formato permitirá que mais de 1.900 estudantes, agrupados em 132 turmas, sejam beneficiados pela ação.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, evidenciou a relevância da iniciativa, destacando a importância de possibilitar os meios para que ninguém fique para trás. “Serão mais de 200 profissionais de educação envolvidos diretamente nesta ação: professores, coordenadores, não docentes e equipe técnica. Toda a estrutura de transporte, logística e alimentação escolar estará de prontidão. E a família será a nossa grande aliada para o sucesso dos nossos meninos e meninas”, explicou.
Ainda segundo a pasta, os indicadores das avaliações institucionais de rede serão utilizados para definir o perfil dos estudantes que participarão desta edição. As 63 unidades escolares de origem farão a inscrição dos estudantes e darão suporte e apoio às 11 escolas que funcionarão como polos do PEV. “Esta é uma das ações disruptivas que implementamos na Rede Pública Municipal de Ensino, concebida a partir de um olhar sensível e atento às necessidades de todos os alunos e da inteligência colaborativa de uma equipe comprometida, que se permite sonhar e construir uma educação mais e melhor todos os dias”, acrescentou Neurilene Martins.
Integram o processo de planejamento e execução do projeto, oficinas pedagógicas e fórum de pais, ocasiões que geraram discussões e reflexões e convergiram para o aprimoramento da ação.