
As inscrições para a Chamada Pública para o preenchimento de 40 vagas de alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) acontecem nesta terça e quarta-feira (8 e 9). A ação atenderá estudantes não inseridos no sistema formal de ensino e serão criadas turmas de alfabetização na área rural e/ou urbana.
A inscrição ocorrerá através deste link, até às 23h59 de quarta-feira. No formulário, o candidato fornecerá as informações pessoais, como nome completo, numeração de documentos, endereço, telefone e e-mail, além de enviar os documentos necessários, que são cópias do RG, CPF e do currículo atualizado.
Para ocupar o cargo, é exigido nível superior completo, com experiência de, pelo menos, 2 anos com alfabetização de jovens, adultos e idosos, além de experiência com educação popular. A carga horária semanal é de 12 horas e 30 minutos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com bolsa no valor de R$ 1.200,00.
O alfabetizador precisa atender a oito critérios, dentre eles ter formação e experiência, conforme especificado no Edital n.º 001/2025, que pode ser conferido aqui, que, ainda, define as atribuições, como de ter no mínimo dez alfabetizandos na área rural e 15 na área urbana – ambas, com no máximo 25 –, no período de 12 meses e a carga horária mínima de 600 horas/aula nos turnos citados anteriormente.
A atividade desenvolvida pelos alfabetizadores do programa é equiparada a serviço voluntário, não gerando vínculo empregatício. Os docentes da Rede Pública Municipal de Ensino que desejem participar do programa, deverão atender aos critérios de seleção e que haja compatibilidade de horário com as atribuições do cargo ou função e com o horário de trabalho.
O candidato receberá por e-mail a confirmação da inscrição, e a seleção será por análise do currículo e entrevista presencial, programada para ocorrer no dia 11 de abril, na sede da Diretoria Pedagógica (Dipe) da Secretaria de Educação (Seduc). O cronograma ainda prevê a divulgação do resultado final no dia 22 de abril e a assinatura dos termos de compromisso no dia 23.
A Chamada Pública foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.601. A ação é executada, desenvolvida e organizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Seduc, via Coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.