Prefeito Elinaldo participa de anúncio da implantação da BYD em Camaçari

Montadora de carros elétricos chega a Camaçari
A previsão da empresa é que a planta industrial baiana, que possuirá três células fabris, entre em operação no segundo semestre de 2024.

Comemorando a chegada de investimentos, emprego e renda para Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo participou da cerimônia de anúncio da implantação da BYD – “Build Your Dreams” no município, realizada nesta terça-feira (4/7), no Farol da Barra, em Salvador. Esta é a primeira fábrica de carros elétricos da empresa nas Américas, que deve contar com um investimento de R$ 3 bilhões e gerar mais de 5 mil empregos.

O gestor municipal, falou sobre o sentimento do dia, “de muita felicidade. Eu acho que na política tem momentos que estamos separados para apresentar as ideias, mas aqui os governos do Estado e de Camaçari estão unidos, buscando atrair investimentos para nossa região. A BYD está indo para Camaçari é isso que o povo espera dos políticos, a união, a unificação pelo bem-estar de todos. Que seja bem-vinda, gere emprego e renda para o município e também ajude na nossa arrecadação”, finalizou.

(Foto: Tiago Pacheco – ASCOM/PMC)

No mesmo clima de comemoração, estava a CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li, que sob muitos aplausos afirmou, “baianas e baianos, nós somos a BYD, vamos construir o nosso futuro juntos, o nosso sonho”. Ela ainda destacou o “orgulho de ser o primeiro fabricante de carros elétricos do Brasil. Nós traremos inovação e alta tecnologia para o país” e pontuou que esse “é um momento histórico, porque traremos empregos para homens e mulheres e próximas gerações. É uma oportunidade de construirmos, juntos, o nosso sonho. Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia”.

A previsão da empresa é que a planta industrial baiana, que possuirá três células fabris, entre em operação no segundo semestre de 2024. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. De acordo com a BYD, ainda serão promovidos treinamento e capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, que será aproveitada no processo fabril.

(Foto: Tiago Pacheco – ASCOM/PMC)

Direcionado ao prefeito Elinaldo, o governador Jerônimo Rodrigues falou sobre o momento que definiu como “marca de postura política. O interesse nosso é gerar emprego em cada canto da Bahia e a história de Camaçari nos remete a um grande polo industrial. A nossa responsabilidade com o povo de Camaçari, da Região Metropolitana e da Bahia, é garantirmos investimentos”.

A expectativa é que o novo complexo da BYD seja um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, tanto para a área de peças técnicas quanto de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a empresa também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

O evento foi iniciado com a apresentação da banda de Camaçari, Afrocidade, e contou ainda com as apresentações da Banda Didá, Ilê Aiyê e Olodum. Na oportunidade, também estavam expostos modelos de veículos da empresa. Diversas autoridades do Executivo e do Legislativo do Estado e de Camaçari estavam presentes, além do Presidente BYD Brasil, Tyler Li.

Vice-presidente global da BYD, Stella Li (Foto: Tiago Pacheco – ASCOM/PMC)
0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários