Número de brasileiros em busca de intercâmbio volta a crescer

Número de brasileiros em busca de intercâmbio volta a crescer
Foto: A Tarde

O mercado de intercâmbio nacional voltou a dar sinais de crescimento. A quantidade de brasileiros intercambistas aumentou 13% em 2022, em comparação com dados de antes da pandemia, segundo pesquisa inédita da Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil.

No ano passado, 327.135 mil estudantes viajaram para fora do território brasileiro, contra 289.500 mil em 2019. Além disso, de acordo com o relatório Diversify with Data: Insights for Higher Ed Institutions, baseado em números da Unesco e elaborado pelo Studyportals, o Brasil se consolidou entre os 10 países que mais enviam estudantes para estudar no exterior (com mais de 88 mil brasileiros em intercâmbio). 

Vivian Neder, diretora da agência CI Intercâmbio de Salvador, explica que o planejamento financeiro de cada um vai variar de acordo com as especificidades do local escolhido. Quando o país em questão exige visto, geralmente as pessoas têm que ter não só o valor para poder comprar o programa de intercâmbio (caso busque pacotes em agências), como um valor comprobatório, seja em uma poupança, seja em uma conta de investimento ou em uma conta corrente.

“(O valor comprobatório) serve para comprovar que aquela pessoa não vai trabalhar de forma ilegal, ou seja, que ela tem recursos financeiros para se manter no país”, explica Vivian. 

No entanto, mesmo que a pessoa não tenha dinheiro em seu nome, ainda é possível aplicar para o visto, porque hoje todos os consulados aceitam o Financial Support, então, por exemplo, se o jovem tiver alguém que queira custear seu intercâmbio, não há nenhum problema, toda a parte financeira comprobatória para o visto pode ser dessa pessoa, um tio, pai, irmão, e isso não impede a viabilidade do intercâmbio, segundo a especialista.

A diretora da CI Intercâmbio ainda reforça que existem pacotes de intercâmbio para todos os bolsos, dependendo muito do perfil da pessoa e do planejamento feito com antecedência. Ela recomenda que alunos nunca se inscrevam em instituições estrangeiras sem acompanhamento. 

Por Redação

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários