O deputado estadual Matheus Ferreira (MDB), Matheus de Geraldo Jr., apresentou um projeto de lei propondo ao governo do estado a criação do Programa Estadual de Segurança Hídrica (PROSEGH), como ação da Política Estadual de Recursos Hídricos.
O PL, o programa visa promover o estabelecimento de estratégias e ações públicas integradas que visam diminuir a vulnerabilidade hídrica. Além de assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.
Na justificativa da proposição, o deputado argumenta que o programa “pretende estabelecer uma política pública com foco na qualidade e quantidade de água disponível ao consumo humano, a melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento econômico sustentável”.
A criação do Observatório das Águas do Estado da Bahia também está incluso na proposta. Seguindo as diretrizes e normas instituídas pela Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005, pretende-se com o observatório centralizar com acessibilidade e transparência os dados e as informações da qualidade e quantidade da água dos corpos hídricos do estado.
Matheus de Geraldo Jr.
Aos 23 anos, deputado mais jovem da Bahia e filho do vice-governador Geraldo Jr., Matheus Ferreira é vice-líder do governo na ALBA e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. [Perfil na ALBA]. “Cresci vendo as pessoas ao meu redor dedicando suas vidas à missão de cuidar de gente. Tarefa nada fácil quando a honestidade e empatia estão ligadas a política. Meu avô, o Super Geraldo, é o meu primeiro exemplo de líder político. Ex-vereador de Salvador, foi quem abriu os caminhos da política em nossa família. Em seguida, veio o meu pai, Geraldo Júnior, atual presidente da Câmara de Salvador e pré-candidato à vice-governador da Bahia, abraçando o legado de meu avô”, afirma Matheus em sua biografia.
Por Bruna Calazans