A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) comemora 173 anos, em uma celebração da história da economia baiana, que está cada vez mais atrativa para os empreendedores, principais geradores de emprego e renda no país. O evento acontece no dia 14 de dezembro, às 18 horas, na sede da Associação Comercial.
O início da história da Juceb é marcado pelo antigo Tribunal do Comércio, e ao longo dessa trajetória mostra como a junta soube reinventar-se para acompanhar a dinâmica do mundo empresarial nos serviços de registro mercantil oferecidos aos baianos.
Em abril de 2022, a Bahia ocupava a posição de estado mais lento do país para abertura de uma empresa. Com o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a atual gestão da Juceb implantou projetos que alçaram o status de segundo estado mais rápido do Brasil, registrando um tempo médio de nove horas para formalização de um negócio, melhor marca desde o início da medição.
Durante o evento serão homenageadas empresas e pessoas que contribuíram, e ainda contribuem, para o desenvolvimento econômico da Bahia, em um reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas ao empreendedorismo e simplificação do Registro Público Mercantil.
Também serão apresentados à sociedade os membros do Conselho de Vogais da Juceb, órgão deliberativo superior, composto por representantes de importantes entidades da sociedade civil organizada, como Fecomércio, Federação das Indústrias (FIEB), Federação da Agricultura (FAEB), Conselhos Regionais de contabilidade, economia e administração, Ordem dos Advogados (OAB) e Organização das Cooperativas (OCEB).