Hélder destaca alternativas para “ligeirinho” com implantação de transporte regular

Hélder destaca alternativas para “ligeirinho” com implantação de transporte regular

Em entrevista ao programa Linha Quente, comandado pelo radialista Roque Santos, nesta quarta-feira (03), o superintendente de Trânsito e Transporte de Camaçari, Hélder Almeida, reforçou o início da operação do transporte coletivo no início de junho e apresentou alternativas para os motoristas que rodam transporte alternativo, conhecido como “ligeirinho”.

“As pessoas estão realmente apreensivas, mas a gente trata isso tudo com realidade, tratando da questão, colocando pra eles que não é nenhuma posição pessoal, não é uma posição da prefeitura, não é nada disso. É uma necessidade que a cidade tem, os dois vetores não podem concorrer, mas eu acho que no momento em que o sistema começar a funcionar as pessoas vão ter alternativas, naturalmente as alternativas vão surgir, e nós vamos estar atentos para ajudar e eles têm também que estar atentos para observar as oportunidades”, destacou Hélder.

Questionado por um ouvinte que tratou a implantação do transporte regular como “perseguição contra os ligeirinhos”, o superintendente da STT explicou que a decisão é judicial e a prefeitura deve cumprir. “Primeiro, não é nenhuma perseguição, nós temos hoje uma notificação do Ministério Público que exige isso. Com todo respeito aos ligeirinhos eu tenho reconhecido o trabalho que fizeram até aqui, tenho estado aberto para que a gente possa buscar outras alternativas de trabalho, mas não é nenhuma perseguição a quem quer que seja”, reiterou.

Hélder reforçou que os usuários do transporte regular do município são prejudicados por não ter um sistema em funcionamento que garanta os direitos assegurados por Lei. “Estamos agora diante de uma necessidade legal de atender as coisas. Um dos argumentos mais fortes que o MP tem feito em relação aos ligeirinhos é em função de gratuidade dos idosos, é a questão do transporte das pessoas com deficiência, da meia passagem do estudante”.

Como algumas das alternativas que estão sendo pensadas pelo governo para os leigeirinhos, Hélder destacou o Chamamento Público para o transporte complementar, que ter edital lançado ainda essa semana, e a própria contratação pelas empresas que vão assumir o sistema de transporte no município. “Dizer que vamos resolver o problema de todos é muita irresponsabilidade da nossa parte, agora estamos abertos para discutir qualquer alternativa que possa ser estudada e que possa ser legalizada. Todos nós vamos estar disponíveis para buscar uma solução para que os ligeirinhos possam ter a sua oportunidade também”.

Fiscalização Educativa

O superintendente Hélder Almeida disse ainda, durante a entrevista, que os agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) iniciou uma fiscalização nas ruas para notificar o transporte que circula na cidade sem a devida regulamentação.

Segundo ele, a ação é apenas educativa e não visa gerar multa para os condutores ou apreensão dos veículos que fujam à regra estabelecida pelas normas de trânsito, quanto a transporte de passageiros.

Por Henrique da Mata

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários