A abertura do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios reuniu na noite desta quarta-feira (17), na capital baiana, representantes dos governos chinês e baiano, bancos de investimento nacionais e internacionais e empresas interessadas em investir no estado. Durante a cerimônia, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), reforçou em seu discurso a importância de políticas transversais com a parceria entre os países, atraindo investimentos de novos negócios e desenvolvimento socioeconômico.
“Um fórum como esse só visa estabelecer o que nós queremos, com políticas inclusivas, participativas, com políticas na economia, no social”, disse.
Geraldo aproveitou a oportunidade para elogiar o governador Jerônimo (PT), ao reunir em março uma comitiva oficial da Bahia com destino à China, buscando firmar acordos com empresas chinesas, entre eles a instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari. “Esteve [Jerônimo] buscando estudos, tecnologia, inovação, negócios. Buscando reestabelecer a confiança dos brasileiros no cenário nacional. E, acima de tudo, trazer investimentos entre o Brasile a China, mas em especial para a Bahia”, afirmou.
Durante a abertura, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Academia de Shandong (Shandong/China) assinaram o Memorando de Entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes.
O fórum é uma iniciativa da SEI, em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infratestrutura (Seinfra). A programação segue até sábado (19), no Gran Hotel Stella Maris, com transmissão online no Youtube pelo canal da SEI Bahia.