O Governo do Estado realizará a partir desta quarta-feira (17) o Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. A cerimônia de abertura será às 19h, no Gran Hotel Stella Maris, e o evento segue até o dia 19, reunindo representantes dos governos chinês e baiano, setores empresariais e exportadores da Bahia, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no estado.
Na quinta-feira (18) a programação conta com conferências e painéis, incluindo a Conferência sobre Cidades Inteligentes, painel sobre Logística de transporte como fator de desenvolvimento regional e painel sobre Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono. No terceiro e último dia do fórum (19), as mesas de negócios reúnem empresas chinesas e baianas.
O evento, que busca fomentar a produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, deve reunir representantes de setores empresariais e comerciais da Bahia e especialistas convidados nas áreas em discussão. Representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD/Banco do BRICS), Banco Mundial, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também estarão presentes.
O fórum é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infratestrutura (Seinfra).
Será possível acompanhar a transmissão online no Youtube pelo canal da SEI Bahia. Também haverá transmissão para a China, de onde devem acompanhar dirigentes e pesquisadores da Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong. Durante o evento, a SEI e a Academia de Shandong assinam Memorando de Entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes.
Por Redação