“Queremos tirar a política da saúde”, diz Elinaldo em lançamento do novo programa de regulação de Camaçari

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão contar, a partir de amanhã (25), com o novo sistema de marcação de consultas e exames na Secretaria Municipal da Saúde (Sesau). O programa Marcação Integrada, lançado pelo governo municipal nesta quarta-feira (24), visa mais transparência e equidade, reduzindo assim as filas da regulação.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Elinaldo Araújo (União) foi enfático ao dizer que o trabalho terá como foco otimizar os recursos e ofertar mais serviços à população, e criticou as influências de política partidária na área da saúde. “O município tem que garantir o serviço de cada local e o serviço de qualidade. O médico que vai falar se tem a necessidade da urgência, não é o secretário, subsecretário, a servidora, o prefeito, nem o vereador. Quem vai dizer é o médico. De maneira clara, nós queremos tirar a política de dentro da saúde, principalmente da regulação”, enfatizou.

Na apresentação técnica, Elba Brito, diretora de Controle e Regulação do SUS, explicou aspectos do sistema, apresentando dados desde o seu início, em 2019, e as mudanças atuais, com lista única e monitoramento baseado em prioridade clínica. “O que muda é a celeridade no atendimento às demandas de marcação. De forma prática, 100% das demandas serão inseridas no sistema de marcação integrada, uma lista única municipal. O paciente poderá consultar o seu cadastro e a sua posição na fila”, explicou.

Coletiva de Imprensa: Lançamento do Programa Marcação Integrada | Foto: Bruna Calazans/Mercado e Política

“Já existem experiências exitosas no país. Em 2019 começou em Porto Alegre, recentemente Curitiba e Minas Gerais iniciou esse processo, e já com indicadores e resultados positivos comprovados”, ressaltou o secretário da Saúde, Dr. Elias Natan.

Com o serviço integrado, o cidadão da sede e Costa terá mais celeridade ao acessar o serviço, além de poder contar com a comunicação sobre as marcações através de ligações, SMS, WhatsApp, e-mail ou agente de saúde.

Por Bruna Calazans

0 0 votos
Article Rating
Comentários (0)
Adicionar comentário