Na Bahia, cerca de três mil pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de órgão, segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com base nos dois primeiros meses de 2023. Com isso, a Sesab tem adotado estratégias com o intuito de conscientizar a população e alavancar o número de transplantes.
“A Secretaria da Saúde da Bahia investiu, nos últimos anos, mais de R$ 9 milhões em campanhas de sensibilização da sociedade, cursos e treinamentos com profissionais de saúde e incentivo financeiro para instituições filantrópicas e privadas”, afirma a Secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.
A espera é grande, 1.569 baianos aguardam um rim, 1.227 um transplante de córnea e 40 necessitam de transplante de fígado. Atualmente, a Bahia realiza quatro tipos de procedimento: os transplantes de córnea, rim, fígado e medula. Mas a expectativa é que, em breve, sejam retomados os transplantes de coração – procedimento que já foi realizado no Estado, mas teve a continuidade interrompida no ano passado.
Redação