Ao som da Filarmônica 28 de Setembro e dos atiradores do Tiro de Guerra, Camaçari deu início nesta quinta-feira (7/9) às comemorações dos 201 anos de Independência do Brasil, com o desfile na Gleba E. A festa cívica contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, além de várias autoridades públicas que, junto com a população camaçariense, festejaram a data.
Com o tema Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade, o gestor municipal, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos, e do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Dom Pedro I, o tenente-coronel Roberto Assunção, realizaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari.
Acompanhado da primeira-dama Ivana Paula, o prefeito afirmou que, “esse momento é de celebração, é muito importante para todos nós, é a festa da cidadania. Acompanhar as crianças se preparando o ano inteiro, as escolas se organizando para os desfiles, os grupos culturais e, depois, os ver participando do desfile, me deixa muito feliz e emocionado”, disse o chefe do Executivo.
O vereador Flávio Matos disse aguardar ansiosamente pelos desfiles cívicos. “Camaçari tem isso muito forte na cultura da cidade e participar dos desfiles dá a sensação de dever cívico cumprido. Principalmente, esse ano que há uma importância ainda maior, com a participação de Camaçari nas comemorações [da independência] da Bahia e do Brasil. É uma honra muito grande”, afirmou.
Junto com a tropa, o comandante do 12º BPM ressaltou a satisfação de marcar presença no evento. “Uma alegria. Essa é uma data histórica importantíssima para a população brasileira, para a população baiana. Então, nos alegra muito participar da festa da comunidade de Camaçari. Todo ano o 12º BPM participa do desfile, abrilhantando a festa da Gleba E, com muita satisfação e com muito trabalho da Polícia Militar”.
Também estiveram presentes no desfile cívico da Gleba E o vice-prefeito José Tude, secretários municipais, vereadores, diretores de autarquia municipais, autoridades militares, dentre outros. Dando continuidade às comemorações pela Independência do Brasil, ainda nesta quinta, a data será exaltada na localidade de Parafuso.