Por Redação
O cantor e compositor Carlinhos Brown recebeu a Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta terça-feira (13). A honraria foi proposta pela deputada Olívia Santana (PC do B) e reuniu durante a entrega artistas, políticos, lideranças religiosas, fãs, amigos e familiares.
“Ele vem do gueto e o gueto foi ressignificado por ele. Brown fez da música um arrastão civilizatório. A presença e o trabalho dele trouxeram obras de infraestrutura, coloriu casas, levou cursos de qualificação para a juventude e fundou três grandes equipamentos culturais e educacionais, com o apoio da Agência de Cooperação Espanhola, e captou recursos para realizar as tão sonhadas obras: a sede do Candyall Guetho Square, a Pracatum e o Centro Municipal de Educação Infantil Virgem de La Almudena”, justificou a parlamentar.
Olívia Santana também frisou que o artista possui mais de 900 composições autorais e exatas 1.192 gravações cadastradas no banco de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Entre as músicas mencionadas pela deputada estão: “Meia Lua Inteira”, uma parceira com Caetano Veloso que integrou a trilha sonora da novela Tieta, da Rede Globo, “Velha Infância” e “Ginga de Balé”, sua preferida.
A solenidade de outorga da honraria ocorreu no dia dedicado a Santo Antônio, que no candomblé é representado por Ogum. Durante a sessão, o cantor foi presentado com uma obra do artista Marcelo Gato: uma imagem do santo que dá nome ao homenageado. Além disso, ele ganhou um berimbau das mãos do mestre de capoeira Reginaldo e de Tonho Matéria, além de uma placa do terreiro Oxumaré.