Com passagens importantes no governo de Elinaldo desde que assumiu, em 2017, o ex-secretário de Administração de Camaçari, Hélder Almeida (União), tomou posse nesta segunda-feira (6) como novo superintendente de Trânsito e Transporte (STT).
A nova missão dada ao também ex-prefeito de Camaçari, representa mais um desafio no currículo do político, mas também uma oportunidade de fortalecimento de imagem como pavimentação para a corrida eleitoral que se aproxima. Maior obstáculo no caminho do governo, uma solução para o transporte público pode ser a chave que abrirá portas para Hélder.
Acostumado a atuar nos bastidores da política – com importante contribuição para a construção do nome do prefeito Elinaldo – resolver o transporte regular em Camaçari pode render a Hélder o papel de protagonista em uma novela que todos aguardam assistir um final feliz.
Em seu discurso de posse, que aconteceu no auditório da Secretaria de Governo, o novo superintendente da STT lembrou que foi o responsável por garantir transporte para a população em duas ocasiões: em 1989 e no ano 2000, quando a Ford iniciou as operações no município. E afirmou que esse ano repetirá o feito. “Fiz em 89, fiz em 2000 e vou fazer agora de novo. Pode escrever que eu vou fazer, sim”, assegurou.
Hélder aproveitou o momento para pedir apoio do deputado estadual Manuel Rocha (União) nas tratativas com o governo do estado para inserir a multinacional chinesa BYD, que deverá ocupar a planta da Ford em Camaçari, nas discussões sobre o transporte público, no sentido de buscar uma contrapartida que forneça ônibus elétricos para o sistema de transporte da cidade. “Uma empresa desse porte, que vai receber uma quantidade dessa de incentivos fiscais tem como ajudar”, ressaltou.
Na cerimônia de posse, foram assinados dois documentos importantes para o avanço do processo licitatório do transporte. O primeiro é o Decreto 7.846/2023, que determina situação de calamidade pública na prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Camaçari, pelo prazo de 180 dias, efetivando, imediatamente, o Plano Emergencial para o setor de transporte público. O segundo é o Termo de Autorização de Abertura de Processo Licitatório, com fim de regularizar a prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus, no município. O edital de chamamento público será publicado em 10 dias úteis para convocação dos interessados na prestação dos serviços.
O prefeito Elinaldo deixou claro durante a posse, que a solução para o transporte público é essencial para a permanência do grupo à frente do Executivo. “Hélder vai nos ajudar na questão do transporte para que nosso grupo, em 2024, esteja fortalecido para dar continuidade a esse projeto que vem transformando a cidade”.
Participaram ainda do ato de posse o vice-prefeito José Tude, o presidente da Câmara Municipal Camaçari, Flávio Matos e o deputado federal Paulo Azi.