Para quem está ansioso pela inauguração do primeiro campo público da costa com grama sintética, pode anotar na agenda que no sábado, dia 29 de julho, às 15h, será o grande momento de entrega do Campo João Pinheiro, em Jauá. O novo equipamento fica próximo da Praça do Papagaio e teve toda sua estrutura repaginada. Os investimentos contemplam uma área de esporte e lazer com aproximadamente 7 mil metros quadrados (m²). O evento contará com a participação do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades municipais.
Uma série de atividades esportivas vai marcar a ocasião, a partir das 14h. Estão previstos torneios de futebol nas categorias adulto, feminino e de escolinhas. Na Praça do Papagaio, será realizada mais uma edição do projeto Boxe Itinerante Sejuv, que conta com 20 atletas oriundos de bairros de Camaçari e de cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). No local será montado um ringue de boxe com dimensões oficiais e toda estrutura para que o público possa acompanhar as lutas. Ao todo, serão dez combates, nas categorias: infantil, cadete, juvenil e elite (masculino e feminino). Também estão programadas, apresentações de grupos de capoeira, judô e calistenia.
O espaço a ser inaugurado contém o campo em grama sintética com o alambrado em aço galvanizado e tela revestida em PVC; área técnica; arquibancada para apreciação dos jogos; iluminação em LED; o vestiário existente passou por requalificação; área de convivência com bancos em madeira, mesa em concreto com bancos e banco canteiro; parque infantil e paisagismo. O acompanhamento das benfeitorias foi feito por técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Esse é o primeiro campo da costa a receber grama sintética. Atualmente, a sede do município dispõe de um campo com essa característica na Praça Álvaro Simas, no Phoc I, e que tem feito sucesso entre os esportistas da cidade. A requalificação do equipamento atende a uma reivindicação da comunidade, que terá um ambiente moderno e acolhedor para fazer atividades esportivas. A obra teve um investimento de cerca de R$ 3 milhões.
Homenagem – O nome escolhido para o campo de futebol é do camaçariense, João Pinheiro [in memorian], nascido em 23 de junho de 1959 e falecido em 9 de setembro de 2022. De acordo com relatos de amigos, João era conhecido pelos membros do grupo Baba dos 30 como João Gatinha. Ele viveu toda a sua vida em Jauá, onde constituiu sua relação com a comunidade e consolidou projetos esportivos. Além disso, trabalhou como porteiro de uma escola pública municipal da localidade e também como ajudante de produção em uma distribuidora de bebidas.
João é filho de Ambrozio Pinheiro e Maria das Dores Duarte Pinheiro. Ele possuía um carinho especial pelo campo, visto que jogava bola desde novo e sonhava com a sua requalificação e preservação pela comunidade. A denominação do equipamento ocorreu por meio do Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº. 0095/2022, de autoria do vereador Gilvan Souza.